INSTITUCIONAL

A Sociedade Dante Alighieri foi fundada em 1889 por um grupo de intelectuais liderados pelo poeta Giosuè Carducci e elevada à categoria de Ente Moral com o Decreto Régio nº 347 de 18 de julho de 1893. Com o Decreto Lei nº 186 de 27 de julho de 2004.

O principal objetivo da Dante Alighieri, como afirma o artigo 1 do Estatuto Social, é "tutelar e difundir a língua e a cultura italiana no mundo, reavivando as ligações espirituais dos compatriotas no exterior com a pátria-mãe e alimentando entre os estrangeiros o amor e o culto à civilização italiana".

Para atingir seus objetivos, a Dante Alighieri conta com a importante ajuda dos mais de 500 comitês espalhados pelo mundo, com mais de 400 operando fora da Itália.

Além dos cursos de língua italiana, os milhares de alunos da Dante participam de eventos culturais que exploram temas como arte figurativa, música, esportes, cinema, teatro, moda, literatura e muito mais.

Por meio dos seus Comitês na Itália no exterior, a Dante Alighieri mantém escolas, bibliotecas, clubes e cursos de língua e cultura italiana, promove livros, conferências, passeios culturais, eventos artísticos e musicais e distribui prêmios e bolsas de estudo.


DANTE ALIGHIERI - COMITATO DI JOINVILLE


A Associação Dante Alighieri de Joinville está localizada na sede do Circolo Italiano di Joinville, ponto de encontro da comunidade italiana local e referência na manutenção e promoção da italianidade através de diversas manifestações culturais.

MISSÃO


Reunir imigrantes e descendentes à pátria-mãe Itália para intensificar e manter vivas as suas ligações culturais, humanas e linguísticas.


A DANTE EM NÚMEROS


Em 120 anos de trabalho, a Dante Alighieri alargou seus horizontes institucionais e se mantém na vanguarda com o uso das novas tecnologias que caracterizam a atual revolução na comunicação e na troca de informações globais em todos os níveis.

Paralelamente, o aumento do número de empresas italianas no exterior fez com que o italiano migrasse da condição de língua do turismo e da cultura para uma língua estratégica e de reconhecida importância no mercado de trabalho. E é nesse contexto que a Dante Alighieri representa uma das mais importantes instituições para a valorização, promoção e difusão da língua e da cultura italiana no mundo. Na Itália, mantém 95 comitês em quase todas as províncias.

No exterior, são mais de 420 sedes em 79 países, aproximadamente 6 mil cursos de língua e cultura, mais de 200 mil alunos e sócios, e 300 bibliotecas com aproximadamente 500 mil volumes de vários gêneros.


A LÍNGUA DO ‘SIM’ E DE DANTE


Pela sua riquíssima história, beleza e musicalidade, o italiano, a língua do ‘sim’, é o quarto idioma mais estudado no planeta. Elemento imaterial de inclusão social, uma língua resiste ao tempo pela ação de dois importantes fatores: a transmissão oral e o registro escrito.

A oralidade é função natural dos falantes, o registro formal é missão nobre dos grandes letrados, e no caso da língua italiana, todos os louros repousam sobre uma única cabeça, a de Dante Alighieri, o pai da língua italiana, o sumo poeta cujo legado ensinou que a língua é parte integrante do sentimento de identidade nacional, pois não há pátria sem língua e não é possível amar o próprio país sem amar a própria língua.